sábado, janeiro 31

ACREDITAR




"Acreditar, v. tr. dar crédito a; abonar alguém; autorizar junto de alguém; intr. crer; refl. ganhar reputação."

"Crença, s.f. acto de crer ; confiança; opinião; fe religiosa."

"Fanatismo, s.m. zelo excessivo; paixão; facciosismo."





Saber acreditar é fácil, basta fechar os olhos com força e criar a imagem do acontecimento futuro! Quem não o fez já? Se não o assumem estão podem fechar esta janela, porque é mesmo Piada de Adulto! 
No entanto, não é de desistir que se fala, mas sim de uma fé qualquer, que por vezes não se sabe bem de onde vem! É uma confiança que nos permite querer mais, lutar mais, atingir cada vez mais o horizonte indefinido! Indefinido sim! Porque quem julga que a Crença é definida, é outra Piada! Pode ser projectada, pode ser planeada, mas nunca definida... o que eu acreditar de hoje para amanha, não teve efeito no ontem! Será que percebem agora o porquê de ser necessário seguir em frente, acalmar as emoções de ontem e tornar realidade um Querer! Sentir, que Acreditar é poder ter em mente imagens, que mesmo pouco definidas, são vividas...ganham vida! E a energia que flui por pensamentos, é unidireccional! Talvez por aqui seja possível compreender um pouco os objectivos cumpridos! 

A ideia não é incentivar a Acreditar "desenfreadamente"! Antes de mais é fazer perceber, que tudo passa por imagens, por sentir o momento presente ou futuro! Passa mesmo pela intensidade de pensamento e força que se dá ao Acreditar em algo ou alguém! 
Breve exemplo chapa zero: Quando confio e acredito em Alguém próximo, se me trai, se me mente, a dor é intensa! É profunda!; Se, por outro lado políticos mentem é coisa que dizem ser banal, não faz ferida aparente! A não ser que se fale do sistema em funcionamento! Piada!

Outra de forma de Acreditar, é a confiança depositada em cada um de nós! Talvez, hoje, isto não seja um recital de porta aberta! Seria interessante canalizar energias! E para isso, vamos dar um passo de cada vez.. As "bolas" que ja estão do outro lado não querem ser incomodadas, apenas querem receber as que faltam! A corda estica, não quer "rasgar" e por isso necessita de todo um esforço de mentes fortes! Humanos que por sua iniciativa própria procuram acreditar uns nos outros como entre-ajuda que não falhar ao mínimo pormenor! 
É isso que quero.. Saber que tens a bola na mão, "Acreditar que querer é poder" e  estar ao lado para ver Vencer! A confiança é assim adquirida... 

quinta-feira, janeiro 29

SENSIBILIDADE






"Sensibilidade, s.f. faculdade de sentir; qualidade de sensível."

"Sentir, v tr. perceber por meio dos sentidos; sofrer;compreender; intr. ser sensível; refl. conhecer; melindrar-se; s.m. sensibilidade;opinião."


Em criança o sentir é inato! A criança chora a qualquer som que foge do natural, a qualquer horário que não cumpra as regras, a qualquer descuido, ou falta de sensibilidade, de quem a cuida, de quem a protege! Essa mesma criança também sabe sorrir quando encontra o conforto no colo dos deus progenitores; quando brincam com ela; quando lhe mostram o quão possível é acordar, ver os raios de sol e sorrir com um "Bom dia, Alegria"! É inato, todo o gesto de quem a protege, um gesto meigo, suave, sensível! E a criança sente! Sente que a protegem, que não falam alto com ela, que não a proíbem, que é o ser mais Importante da Vida! E, de facto é.. é uma Vida que acabou de emergir num Mundo que dizem ser tão complexo! Mas ela não se importa e vai entrando e descobrindo, com o tacto tudo o que a rodeia! A criança sente as diferenças de textura, se está frio, se está quente! E um dia, Cresce! Por hábitos, ou por simples esquecimento de que é criança toda a Vida, vai percebendo cada vez mais o seu Sentir! Infelizmente, percebe também que há coisas que não se sentem, mas que apenas têm de ser assim... ela compreende que as coisas mais frias não se querem sentir; que as coisas mais difíceis se devem evitar; e, que o falar alto se torna tão banal como sair à rua! A criança, uma jovem pura, torna-se, assim, mais dura, mais frágil e esquece que um dia foi Criança puramente sensível!
Agora, que é Adulta, não há mais espaço para ser criança! Ela sente apenas a responsabilidade, o respeito! Mas esqueceu de apreciar as outras Sensibilidades, as mais suaves que possam existir, como olhar "uma borboleta que liberta o seu vôo"; um olhar que diz mais que palavras; até mesmo se esquece de ouvir as suas próprias sensações! O Adulto acaba por confundir as suas sensações! E se um dia ele se sente Feliz e reage bem com os que rodeiam.. em momentos que precedem, ele nem mede o que faz ou o que diz... e acaba por magoar! Magoa o seu foro interior, porque sabe que atingiu a Sensibilidade do outro!

É isto que acontece! É, normalmente, esquecido todo um toque suave! Nem sequer é lembrado que um simples Sorriso pode furar as células do nosso corpo e bombearmos energias intensas! De facto, nem todos nós tendemos para esta atenção, mas ela permanece, de mansinho, dentro de nós! Os que praticam, sentem as coisas mais simples, mais puras e mais... mais confortantes, com um arrepio saudável! Os que se fazem de esquecidos, são conhecidos à distâncias como secos, impacientes e implacáveis!

Assim, só para quem entende "Piadas para Adultos", pode usufruir de toda a sensibilidade que sente ao ler um texto, um poema, ou até mesmas estas poucas palavras! A razão está na forma como são interpretados esses textos: a Criança acha piada, porque apenas "percebe por meios dos sentidos", já o Adulto acha piada porque é imbecil e troça de quem escreveu! 

Pelo menos por uma vez que seja, escutem as vossas conversas, sigam os vossos passos e observem as vossas acções/reacções! A gargalhada vai ser enorme, e espero que o "Uma Piada para Adultos" liberte a vergonha de quebrar padrões e ajude a deixar de adaptar valores!