quinta-feira, janeiro 29

SENSIBILIDADE






"Sensibilidade, s.f. faculdade de sentir; qualidade de sensível."

"Sentir, v tr. perceber por meio dos sentidos; sofrer;compreender; intr. ser sensível; refl. conhecer; melindrar-se; s.m. sensibilidade;opinião."


Em criança o sentir é inato! A criança chora a qualquer som que foge do natural, a qualquer horário que não cumpra as regras, a qualquer descuido, ou falta de sensibilidade, de quem a cuida, de quem a protege! Essa mesma criança também sabe sorrir quando encontra o conforto no colo dos deus progenitores; quando brincam com ela; quando lhe mostram o quão possível é acordar, ver os raios de sol e sorrir com um "Bom dia, Alegria"! É inato, todo o gesto de quem a protege, um gesto meigo, suave, sensível! E a criança sente! Sente que a protegem, que não falam alto com ela, que não a proíbem, que é o ser mais Importante da Vida! E, de facto é.. é uma Vida que acabou de emergir num Mundo que dizem ser tão complexo! Mas ela não se importa e vai entrando e descobrindo, com o tacto tudo o que a rodeia! A criança sente as diferenças de textura, se está frio, se está quente! E um dia, Cresce! Por hábitos, ou por simples esquecimento de que é criança toda a Vida, vai percebendo cada vez mais o seu Sentir! Infelizmente, percebe também que há coisas que não se sentem, mas que apenas têm de ser assim... ela compreende que as coisas mais frias não se querem sentir; que as coisas mais difíceis se devem evitar; e, que o falar alto se torna tão banal como sair à rua! A criança, uma jovem pura, torna-se, assim, mais dura, mais frágil e esquece que um dia foi Criança puramente sensível!
Agora, que é Adulta, não há mais espaço para ser criança! Ela sente apenas a responsabilidade, o respeito! Mas esqueceu de apreciar as outras Sensibilidades, as mais suaves que possam existir, como olhar "uma borboleta que liberta o seu vôo"; um olhar que diz mais que palavras; até mesmo se esquece de ouvir as suas próprias sensações! O Adulto acaba por confundir as suas sensações! E se um dia ele se sente Feliz e reage bem com os que rodeiam.. em momentos que precedem, ele nem mede o que faz ou o que diz... e acaba por magoar! Magoa o seu foro interior, porque sabe que atingiu a Sensibilidade do outro!

É isto que acontece! É, normalmente, esquecido todo um toque suave! Nem sequer é lembrado que um simples Sorriso pode furar as células do nosso corpo e bombearmos energias intensas! De facto, nem todos nós tendemos para esta atenção, mas ela permanece, de mansinho, dentro de nós! Os que praticam, sentem as coisas mais simples, mais puras e mais... mais confortantes, com um arrepio saudável! Os que se fazem de esquecidos, são conhecidos à distâncias como secos, impacientes e implacáveis!

Assim, só para quem entende "Piadas para Adultos", pode usufruir de toda a sensibilidade que sente ao ler um texto, um poema, ou até mesmas estas poucas palavras! A razão está na forma como são interpretados esses textos: a Criança acha piada, porque apenas "percebe por meios dos sentidos", já o Adulto acha piada porque é imbecil e troça de quem escreveu! 

Pelo menos por uma vez que seja, escutem as vossas conversas, sigam os vossos passos e observem as vossas acções/reacções! A gargalhada vai ser enorme, e espero que o "Uma Piada para Adultos" liberte a vergonha de quebrar padrões e ajude a deixar de adaptar valores! 

2 comentários:

Pedro Raimundo disse...

Primeiro que tudo o resto... Finalmente um post hein!!Bem-vinda!
Junto a ti os meus votos de que o blog sirva para quebrar padrões, quanto a mim já sabes estarei smp aqui para ler o que tens a escrever e pensar um pouco sobre o assunto;)

Diokas disse...

Seja benvinida...
Depois de tanto tempo foi logo a rascar com a sensibilidade...isto não foi um post,foi uma dissertação :D
Quem disse que quando crescemos a criança sensivel não volta mais? Parece que não tens aprendido nada comigo,hã?! Vamos lá ver se é preciso eu levar barbies para nós brincarmos...:D
Kiss